Acidente com botijão de gás causa explosão e deixa casal ferido no Grande Recife

O vazamento de gás em uma residência causou uma explosão e provocou ferimentos em um casal, nesta quinta-feira (19), em Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Mayke Roberto da Silva, de 20 anos, e a mulher dele, Andréa Gonçalves da Silva, de 45 anos, deram entrada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central da capital, com graves queimaduras.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a explosão aconteceu às 3h30, na casa localizada na Rua Pequena. Duas viaturas da corporação e uma equipe do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas ao local do acidente. O casal chegou ao hospital por volta das 5h.

Segundo a unidade de saúde, Andréa teve 90% do corpo queimado e está em estado gravíssimo, enquanto Mayke tem 50% do corpo queimado e tem quadro clínico considerado grave. Os dois estão internados na Unidade de Tratamento de Queimados.

“Chamei meu esposo para ver o que era na hora, só vi a mulher saindo correndo toda queimada. Foi um desespero muito grande”, relembra a dona de casa Adriana dos Santos. “Na hora deu aquela explosão, a minha porta se abriu e foi aquela poeira caindo em cima da minha criança”, conta o morador Roberto Oliveira.

Os bombeiros informaram que a explosão provocou também um incêndio na residência, que ficou bastante danificada. O fogo, segundo a corporação, foi controlado às 4h40, mas os militares permaneceram na moradia para fazer o rescaldo.

O Corpo de Bombeiros trabalha com a hipótese de a explosão ter sido provocada por um vazamento de gás de cozinha. O fato de a casa estar fechada pode ter contribuído para o acidente.

Prejuízos

A Defesa Civil de Jaboatão foi acionada ao local e recomendou a demolição do prédio, devido ao risco de desabamento. A edificação foi interditada pelo Corpo de Bombeiros e deixou moradores apreensivos.

“Não tenho para onde ir, não tenho dinheiro para pagar aluguel. Todas as minhas coisas estão lá e não estão deixando ninguém entrar”, afirma a dona de casa Adriana dos Santos.

Em nota, a prefeitura informou que 12 pessoas ficaram desabrigadas devido à explosão e foram acomodadas emergencialmente na sede da Regional 5 de Jaboatão, onde recebem apoio psicológico, alimentação, material de higiene pessoal, colchões e cobertores. A Secretaria Municipal de Assistência Social define um novo local para que os desabrigados tenham melhores acomodações.

Na tarde da sexta (20), a Prefeitura de Jaboatão informou que vai arcar com os custos da demolição do prédio, já que o proprietário do imóvel alegou não ter condições financeiras de pagar o procedimento. A data da demolição, no entanto, não foi definida pela gestão municipal.

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/explosao-de-botijao-de-gas-deixa-casal-ferido-no-grande-recife.ghtml